O Legado de Walter Gropius

Walter Gropius 

Biografia e legado do fundador da Escola de Bauhaus.


Foi um arquiteto e educador alemão que, com sua visão de vanguarda, quis tornar a arte acessível a todos, não apenas para a elite, nasceu em Berlim, na Alemanha, em 1883, tendo tido contato com a arquitetura desde que nasceu, já que seu pai também havia seguido essa profissão, estudou arquitetura em Munique e em Berlin, durante os anos de 1903 e 1907, tendo trabalhado neste período em um escritório da área e prestado serviço militar, o que lhe causou transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), já que suas experiências de guerra foram particularmente horríveis, Gropious fora gravemente ferido na Frente Ocidental, tendo também sobrevivido a um voo em que o piloto foi morto a tiros.
nsiderado um dos pioneiros da arquitetura moderna, famoso por fundar a Escola de Bauhaus, uma instituição de arte revolucionária. Viveu na Alemanha até o ano de 1937, tendo mudado para os Estados Unidos após o fechamento da Escola, momento em que se tornou professor de arquitetura na Universidade de Harvard, tendo sido eleito presidente do departamento até o momento de sua aposentadoria em 1952, permaneceu residindo nos Estados Unidos até o seu falecimento no ano de 1969. A maioria das avaliações relacionadas à carreira de Gropius centra-se em suas realizações como educador e autor, e não como arquiteto. Em seus próprios projetos de construção, ele se afastou dos aspectos pessoais e subjetivos em favor do alcance de soluções intelectuais de problemas sociais. Entre suas ideias mais importantes estava sua crença de que todo projeto deveria contar com uma um estudo sistemático das necessidades e problemas para, assim, solucioná-los.

Fábrica Fagus, Alemanha (1911)

A Fábrica Fagus (em alemão: Fagus Fabrik ou Fagus Werk) é uma fábrica de sapatos em Alfeld, Alemanha. É um exemplo de arquitetura moderna. Construída por Carl Benscheidt, a fábrica foi projetada pelo arquiteto Eduard Werner, com fachadas desenhadas por Walter Gropius e Adolf Meyer. Foi construída entre 1911 e 1913, tendo o seu interior e outros pontos sido completados em 1925.







Bauhaus – Dessau, sede da Staatliche Bauhaus, na Alemanha (1925)

 

Motivado a criar uma nova forma de pensamento através da interseção entre arquitetura, arte, design industrial, tipografia, design gráfico e design de interiores, Walter Gropius foi inspirado a criar uma instituição conhecida como a Bauhaus em Dessau, com um estilo emergente que influenciaria a arquitetura para sempre.




As extensas instalações nos planos incluem espaços para ensino, habitações para estudantes e membros da faculdade, um auditório e escritórios, que foram fundidos juntos em uma planta que lembra a configuração de um cata-vento. De cima, este arranjo sugere a forma de hélices de avião, intensamente fabricados nas áreas circundantes de Dessau.

As unidades habitacionais e o edifício educacional são conectados através de uma ala para criar fácil acesso ao átrio e ao refeitório. A ala educacional contém administração e salas de aula, sala de professores, biblioteca, laboratório de física, salas modelo, subsolo, piso térreo e dois andares superiores.









Como um arquiteto hábil, Gropius estava interessado em incluir avanços estruturais e tecnológicos ao projetar a sede da escola revolucionária para alunos de arquitetura e design.
Algumas das várias progressões incluem uma enorme janela de vidro, um esqueleto de concreto armado e alvenaria, lajes cogumelo no nível inferior, e telhados cobertos com telhas asfálticas que aguentam o pisoteamento. A área total para a construção da Bauhaus de Dessau era 10.500 metros quadrados, o edifício próprio que contém aproximadamente 23.000 metros quadrados.

"Como uma pintura do período De Stijl, de certa forma, a Bauhaus era composta de elementos funcionais basicamente relacionados que produziam um todo assimétrico coeso e interrelacionado".

Casa Gropius 1938

 


O acesso ao edifício é oblíquo e sinuoso. Ele não é visto frontalmente, senão que as fachadas principal e lateral dão lugar a uma única perspectiva em movimento. Esquadrias horizontais de vidro e marcos negros compõem os muros brancos do edifício. Uma marquise plana leva à porta de entrada. Ao fundo, uma escada elicoidal externa leva ao terraço superior

 
A marquise, entretanto, protege dois acessos. Um deles é invisível pela perspectiva de acesso. Trata-se da porta externa do estúdio do arquiteto, que leva diretamente, através de um caminho de pedras, à escada elicoidal externa. O terraço superior é a área de lazer do quarto dos filhos: só é acessado através desse ambiente e da escada externa. O terraço superior é o ponto de encontro entre o trabalho e a família. A escada externa é o elemento que marca esta união.


A escada que leva ao piso superior é o elemento principal do hall de entrada. Um volume maciço e levemente curvo. Seus degraus são de madeira, e finas barras de ferro configuram uma espécie de guarda-corpo que vão de piso a teto.



O hall de entrada leva aos principais ambientes da casa. Os ambientes não são integrados, senão separados por portas. Do hall, se pode dirigir ao escritório, logo ao lado da entrada; ao salão de jantar; à copa, ao fundo; ao porão; além da área para guardar casacos, e o lavabo.

Josephine M. Hagerty House (1938)

 





 


Impington Village College, na Inglaterra (1936)