LOUIS KAHN


INTRODUÇÃO

O DOMÍNIO DA ARQUITETURA SEMPRE ESTEVE DIVIDIDO ENTRE O COSMOS ARTÍSTICO E O RACIONAL. DURANTE NOSSOS ANOS DE ESTUDO EM ARQUITETURA, RARAMENTE NOS É OFERECIDA UMA METODOLOGIA ESPECÍFICA COM A QUAL PODEMOS DESENVOLVER UM PROJETO, GERANDO DIVERSOS RESULTADOS E MÉTODOS DIFERENTES. NO ENTANTO, PARA DESCOBRIRMOS O MÉTODO QUE MELHOR FUNCIONA PARA NÓS, PRECISAMOS ENTENDER O MODO DE PENSAR E PROJETAR DOS GRANDES PIONEIROS QUE INFLUENCIARAM A ARQUITETURA ANTES DE NÓS. 

LE CORBUSIER, MIES VAN DER ROHE, FRANK LLOYD WRIGHT E LOUIS KAHN SÃO QUATRO DOS ARQUITETOS MAIS INFLUENTES DA HISTÓRIA. A SEGUIR, DESCUBRA O PROCESSO CRIATIVO DESSES QUATRO MESTRES DA ARQUITETURA MODERNA E POR QUE SEUS PROJETOS E MÉTODOS AINDA SEGUEM RELEVANTES. 

EXISTEM MUITOS LIVROS SOBRE OS EDIFÍCIOS DO ARQUITETO AMERICANO LOUIS I. KAHN, INCLUINDO AQUELES DE SUA AUTORIA. MAS SEUS DESENHOS FOMENTAM UM FASCÍNIO ESPECIAL EM SEUS COLEGAS E FÃS. 

O DOMÍNIO DA ARQUITETURA SEMPRE ESTEVE DIVIDIDO ENTRE O COSMOS ARTÍSTICO E O RACIONAL. DURANTE NOSSOS ANOS DE ESTUDO EM ARQUITETURA, RARAMENTE NOS É OFERECIDA UMA METODOLOGIA ESPECÍFICA COM A QUAL PODEMOS DESENVOLVER UM PROJETO, GERANDO DIVERSOS RESULTADOS E MÉTODOS DIFERENTES. NO ENTANTO, PARA DESCOBRIRMOS O MÉTODO QUE MELHOR FUNCIONA PARA NÓS, PRECISAMOS ENTENDER O MODO DE PENSAR E PROJETAR DOS GRANDES PIONEIROS QUE INFLUENCIARAM A ARQUITETURA ANTES DE NÓS. 

CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: GALERIA DE ARTE DA UNIVERSIDADE DE YALE / LOUIS KAHN 



A ESCOLA DE ARQUITETURA ESTAVA EM MEIO A UMA REVOLUÇÃO PEDAGÓGICA. QUANDO INGRESSOU O ARQUITETO EM 1947. COM O ARQUITETO DE ARRANHA-CÉUS GEORGE HOWE COMO REITOR E MODERNISTAS COMO KAHN, JOSEF ALBERS COMO PALESTRANTES, OS ANOS DO PÓS-GUERRA EM YALE FORAM PARA LONGE DA LINHAGEM DAS BEAUX-ARTS DA ESCOLA EM DIREÇÃO À VANGUARDA. E ASSIM, QUANDO A CONSOLIDAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS DE ARTE, ARQUITETURA E HISTÓRIA DA ARTE DA UNIVERSIDADE EXIGIU EM 1950 UM NOVO EDIFÍCIO, UMA ESTRUTURA MODERNISTA FOI A ESCOLHA NATURAL PARA CONCRETIZAR UMA PARTIDA INSTRUCIONAL E ESTILÍSTICA DO HISTORICISMO. CONCLUÍDO EM 1953, O EDIFÍCIO DA GALERIA DE ARTE, DE LOUIS KAHN, FORNECERIA ESPAÇOS FLEXÍVEIS PARA GALERIAS, SALAS DE AULA E ESCRITÓRIOS PARA A ESCOLA; AO MESMO TEMPO, A PRIMEIRA COMISSÃO SIGNIFICATIVA DE KAHN SINALIZOU UM AVANÇO EM SUA PRÓPRIA CARREIRA ARQUITETÔNICA - UMA CARREIRA AGORA ENTRE AS MAIS CELEBRADAS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. 



DENTRO DOS ESPAÇOS ABERTOS PERMITIDOS PELO NÚCLEO CENTRAL, KAHN TRABALHOU COM O CONCEITO DE UM QUADRO ESPACIAL. ELE E A ANTIGA COLABORADORA ANNE TYNG FORAM INSPIRADOS PELAS FORMAS GEOMÉTRICAS, QUE TYNG ESTUDOU NA UNIVERSIDADE DA PENSILVÂNIA E COM QUEM KAHN HAVIA SE CORRESPONDIDO ENQUANTO LECIONAVA EM YALE. [5] FOI COM AS ESTRUTURAS GEOMÉTRICAS ICÔNICAS DE FULLER EM MENTE QUE KAHN E TYNG CRIARAM O ELEMENTO MAIS INOVADOR DA GALERIA DE ARTE DE YALE: O TETO DE LAJE DE CONCRETO TETRAÉDRICO. HENRY A. PFISTERER, O ENGENHEIRO ESTRUTURAL DO EDIFÍCIO, EXPLICA O ARRANJO: "UM ELEMENTO PLANO CONTÍNUO FOI PRESO AOS ÁPICES DOS TETRAEDROS ABERTOS, OCOS E EQUILATERAIS, UNIDOS NOS VÉRTICES DOS TRIÂNGULOS NO PLANO INFERIOR." [6] NA PRÁTICA, O SISTEMA DE TETRAEDROS TRIDIMENSIONAIS ERA FORTE O SUFICIENTE PARA SUPORTAR O ESPAÇO DE ESTÚDIO ABERTO - LIVRE DE COLUNAS - ENQUANTO AS FORMAS MULTI-ANGULARES CONVIDAVAM A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS DE GALERIA EM TEMPOS DE CONVERSÃO. 



PLANTAS 

CORTE 



CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: SALK INSTITUTE / LOUIS KAHN 






UMA PROPOSTA SIMÉTRICA, DUAS ESTRUTURAS QUE SE ESPELHAM SEPARADAS POR UM PATIO VAZIO. UM ESTREITO CURSO D’ÁGUA LINEAR CORRE PELO EIXO DO PÁTIO, DIRECIONANDO AS VISTAS AO OCEANO PACÍFICO. 

CADA EDIFÍCIO TEM SEIS PAVIMENTOS, SENDO OS TRÊS PRIMEIROS LABORATÓRIOS E OS TRÊS ÚLTIMOS, ÁREAS DE APOIO. ESTÃO CONECTADOS A TORRES SALIENTES QUE ABRIGAM OS RECINTOS DE ESTUDOS INDIVIDUAIS. AS TORRES AO EXTREMO LESTE DOS EDIFÍCIOS CONTEM OS SISTEMAS DE AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO, ENTRE OUTROS, ENQUANTO AO EXTREMO OESTE AS TORRES APRESENTAM SEIS PISOS DE ESCRITÓRIOS E FACEIAM O OCEANO PACÍFICO, PROPORCIONANDO UM AMBIENTE ACOLHEDOR E TRANQUILO PARA A CONCENTRAÇÃO. A SEPARAÇÃO DOS LABORATÓRIOS E RECINTOS DE ESTUDO INDIVIDUAL FOI DELIBERADA, MARCANDO AS DIFERENTES ATIVIDADES. 

O PATIO VAZIO É DE MÁRMORE TRAVERTINO. A VISTA É DIRECIONADA AO MAR, ATRAVÉS DA FIO DE ÁGUA QUE CORRE POR SEU EIXO. A SIMETRIA É ASSIM ENFATIZADA, E A MONUMENTALIDADE SE FAZ PRESENTE. UM “CUIDADOSO PROJETO DO ESPAÇO”, AFIRMAVA LOUIS KAHN. 

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IMPLANTAÇÃO 




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CORTE 


CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: YALE CENTER FOR BRITISH ART / LOUIS KAHN 



UMA MUDANÇA DE MATERIAIS E DE ESCALA MARCA A TRANSIÇÃO ENTRE O EXTERIOR E INTERIOR. DA OPACIDADE METÁLICA EXTERIOR À LUMINOSIDADE E NATURALIDADE DA MADEIRA INTERIOR. UMA COBERTURA DE ACESSO E UM ALTO PÁTIO INTERIOR FAZEM A TRANSIÇÃO. A ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO APARENTE, VISÍVEL POR TODO O EDIFÍCIO, É O ELEMENTO QUE LHE DÁ UNIDADE E CARÁCTER. 



DESTE AMPLO ESPAÇO LIVRE, O VISITANTE É CONDUZIDO A UM ESPAÇO MAIS FECHADO QUE DÁ ACESSO ÀS GALERIAS. A ESCADA CENTRAL DO EDIFÍCIO SE ENCERRA NUMA TORRE CILÍNDRICA, DISPOSTA COMO UMA ESCULTURA NESSE NOVO ESPAÇO. 



O SISTEMAS ESTRUTURAL BASEIA-SE NUMA MALHA DE 1,85 METROS QUADRADOS, PRODUZINDO UMA SÉRIE DE PEQUENAS GALERIAS, RETANGULARES E QUADRADAS, INTERLIGADAS E COM VISTA AO PÁTIO CENTRAL. 



O PÁTIO CENTRAL QUE ABRIGA O CILINDRO DA ESCADA É ONDE ISSO FICA EVIDENTE. AQUI O PERÍMETRO COMPORTA QUATRO CLARABOIAS, CUJAS VIGAS FORMAM UMA GRANDE CRUZ DE CONCRETO, QUE LOGO SE SUBDIVIDEM EM OUTROS QUATRO QUADRADOS DE VIDRO, QUE FINALMENTE SÃO SUBDIVIDIDOS PELOS CABOS DE AÇO. 
CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: MUSEU DE ARTE KIMBELL / LOUIS KAHN 



O EDIFÍCIO SE DIVIDE EM TRÊS ALAS: DUAS LATERAIS E UMA CENTRAL. AS ALAS LATERAIS SÃO SIMILARES: FORMADAS POR SEIS ABÓBADAS DE BERÇO, INDEPENDENTES ENTRE ELAS E APOIADAS CADA UMA EM QUATRO PILARES PERIMETRAIS. A ALA CENTRAL RETROCEDE NUMA DAS FRENTES DUAS ABÓBADAS, CRIANDO UM PATIO DE ENTRADA. AS FACHADAS SÃO EXTREMAMENTE HOMOGÊNEAS, SEGUNDO O RITMO DAS ABÓBADAS E SEUS PILARES, E O ESPAÇO ENTRE ELAS. 



OS MÓDULOS FORMADOS PELAS ABÓBADAS E PILARES NUNCA SE TOCAM. A DISTÂNCIA ENTRE ELES É SEMPRE A MESMA. ENTRE OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO APARENTE A PEDRA SE APRESENTA COMO MATERIAL PREPONDERANTE. INTERNAMENTE, ESTE DISTANCIAMENTO NÃO REPRESENTA UMA SEPARAÇÃO: O ESPAÇO É FLUIDO. AS ABÓBADAS NÃO TOCAM AS PAREDES DE PEDRA: UM PEQUENO ESPAÇO ABERTO É MANTIDO. NO ZÊNITE, UMA CLARABOIA COMPLEMENTA A ILUMINAÇÃO DO INTERIOR. 



A PRIMEIRA ABÓBADA DAS ALAS LATERAIS ABRIGA UM ESPAÇO ABERTO EM CONTATO COM UM ESPELHO D'ÁGUA E JARDINS ADJACENTES. É APENAS UM ESPAÇO DE ÓCIO E CONTEMPLAÇÃO. NA ALA CENTRAL, A PRIMEIRA ABÓBADA, IGUALMENTE ABERTA, CRIA UM ESPAÇO INTERMÉDIO DE ACESSO AO EDIFÍCIO. 



CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: ARTS UNITED CENTER / LOUIS KAHN 




EM 1961, O ARQUITETO FOI CONTRATADO PELA FINE ARTS FOUNDATION PARA PROJETAR E DESENVOLVER UM GRANDE COMPLEXO DE ARTES NO CENTRO DE FORT WAYNE, INDIANA. O AMBICIOSO CENTRO DE BELAS ARTES, AGORA CONHECIDO COMO ARTS UNITED CENTER, ATENDERIA A COMUNIDADE DE 180.000 PESSOAS OFERECENDO ESPAÇO PARA UMA ORQUESTRA, TEATRO, ESCOLA, GALERIA E MUITO MAIS. COMO UM LINCOLN CENTER EM MINIATURA, OS DESENVOLVEDORES ESPERAVAM ATUALIZAR E MELHORAR A CIDADE ATRAVÉS DE UMA NOVA ARQUITETURA CÍVICA. NO ENTANTO, DEVIDO A RESTRIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, APENAS UMA FRAÇÃO DO PROJETO TOTAL FOI CONCLUÍDA. ESSE É UM DOS PROJETOS MENOS CONHECIDOS DE KAHN, QUE DUROU MAIS DE UMA DÉCADA, E SEU ÚNICO EDIFÍCIO NO CENTRO-OESTE DOS ESTADOS UNIDOS. 



UM ESQUEMA MAIS DESENVOLVIDO PARECE TER SIDO RESOLVIDO POR VOLTA DE 1964. UMA IMPLANTAÇÃO REVELA UM CAMPUS COM NOVE EDIFÍCIOS ORBITANDO AO REDOR DE PRAÇAS E JARDINS CENTRAIS. NESSE CONCEITO, O PHILHARMONIC HALL ESTAVA LIGADO AO TEATRO DE ARTES CÊNICAS POR UM ANEXO FILARMÔNICO OCTOGONAL QUE UNIA OS ESPAÇOS. UM PÁTIO CENTRAL LIGAVA ESSES TEATROS AO MUSEU HISTÓRICO, AO MUSEU DE ARTE, AO CENTRO DE RECEPÇÃO E AO ANFITEATRO, ENQUANTO A ESCOLA DE ARTE OCUPAVA QUATRO ESTRUTURAS SEPARADAS NA BORDA DO LOCAL. 

PLANTAS 

PAVIMENTO TÉRREO 



ELEVAÇÕES 



CORTE