ALVAR AALTO

 



INTRODUÇÃO

ALVAR AALTO TAMBÉM SE NOTABILIZOU COMO DESIGNER, EM ÁREAS COMO O PROJETO DE MOBÍLIA, TECIDOS, CRISTAIS, ENTRE OUTROS. 

AALTO FOI UM DOS PRIMEIROS E MAIS INFLUENTES ARQUITETOS DO MOVIMENTO MODERNO ESCANDINAVO, TENDO SIDO MEMBRO DO CONGRÈS INTERNATIONAUX D'ARCHITECTURE MODERNE (CIAM). ALGUNS DOS TRABALHOS DE MAIOR RELEVÂNCIA FORAM, POR EXEMPLO, O AUDITÓRIO FINLÂNDIA, E O CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE TECNOLOGIA DE HELSÍNQUIA, AMBOS EM HELSÍNQUIA, FINLÂNDIA. NO CAMPO DO DESIGN, TORNARAM-SE CÉLEBRES OS PROJETOS DE CADEIRAS BASEADOS NA EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE CORTE E TRATAMENTO INDUSTRIAL DA MADEIRA. ALÉM DISSO, PODE-SE CITAR OS CRISTAIS QUE DESENHOU, COMO O CONHECIDO VASO AALTO, TAMBÉM CHAMADO COMO VASO SAVOY. 

ALVAR AALTO ESTUDOU NO INSTITUTO POLITÉCNICO FINLANDÊS EM HELSINQUE, FORMANDO-SE EM ARQUITETURA EM 1921. DE 1923 A 1927 TRABALHOU EM UM ESCRITÓRIO PRÓPRIO COM SUA MULHER AINO MARSIO (1898-1949), COM QUEM SE CASOU EM 1925. DE 1927 A 1933, TRABALHOU COM ERIK BRYGGMAN (1891-1955), OUTRO IMPORTANTE ARQUITETO FINLANDÊS, TAMBÉM FORMADO PELO INSTITUTO POLITÉCNICO FINLANDÊS. 

EM 1932 COMEÇOU SEU TRABALHO COMO DESIGNER, FUNDANDO COM SUA ESPOSA AINO AALTO, A ARTEK LTDA EM 1935 PARA A CONSTRUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEUS MÓVEIS. EM 1940 TORNOU-SE PROFESSOR DA FACULDADE DE ARQUITETURA DO MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (MIT), NOS ESTADOS UNIDOS. EM 1952 CASOU-SE COM ELISSA MAKINIEMI, QUE SE TORNA A RESPONSÁVEL PELO SEU ESCRITÓRIO ATÉ 1954. A PARTIR DE 1955 TORNOU-SE MEMBRO DA ACADEMIA FINLANDESA. 

CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: EDIFÍCIO DA UNIVERSIDADE DE JYVÄSKYLÄ / ALVAR AALTO 



JYVÄSKYLÄ, UMA CIDADE CUJO STATUS COMO CENTRO DA CULTURA E DA ACADEMIA FINLANDESA DURANTE O SÉCULO XIX OBTEVE O APELIDO DE "ATENAS DA FINLÂNDIA", CONTRATOU ALVAR AALTO PARA PROJETAR UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DIGNO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE EM 1951. CONSTRUÍDO EM TORNO DAS INSTALAÇÕES PRÉ-EXISTENTES DO ATHENAEUM DA FINLÂNDIA, A NOVA UNIVERSIDADE SERIA PROJETADA COM GRANDE CUIDADO PARA RESPEITAR SEU AMBIENTE NATURAL E INSTITUCIONAL. 

A CIDADE DE JYVÄSKYLÄ ERA FAMILIAR PARA AALTO; ELE SE MUDOU PARA LÁ QUANDO CRIANÇA COM SUA FAMÍLIA EM 1903 E RETORNOU PARA FORMAR SEU ESCRITÓRIO NA CIDADE DEPOIS DE SE QUALIFICAR COMO ARQUITETO EM HELSINQUE NO ANO DE 1923. ELE CONHECIA BEM O SEMINÁRIO DE PROFESSORES DE JYVÄSKYLÄ, QUE TINHA SIDO UM BASTIÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA FINLANDESA DESDE 1863. ESSA INSTITUIÇÃO ERA EMINENTEMENTE IMPORTANTE EM UM PAÍS QUE PASSARA A MAIOR PARTE DE SUA HISTÓRIA COMO PARTE DA SUÉCIA OU DA RÚSSIA. COMO TAL, O ENSINO DO FINLANDÊS FOI CONSIDERADO PARTE INTEGRANTE DO DESPERTAR DA IDENTIDADE NACIONAL DO PAÍS INCIPIENTE. 

ANUNCIADO EM DEZEMBRO DE 1950, O CONCURSO DE PROJETO PARA A UNIVERSIDADE EXIGIU UM PLANO COMPLETO DO CAMPUS QUE DELINEASSE OS USOS PARA OS EDIFÍCIOS EXISTENTES E APRESENTASSE UMA NOVA INSTALAÇÃO DE AQUECIMENTO, REFEITÓRIO E DORMITÓRIO, EDIFÍCIO PRINCIPAL, FACILIDADE DE TREINAMENTO DE PROFESSORES, HABITAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS UNIVERSITÁRIOS, SAUNAS, BEM COMO UM CAMPO DE ESPORTES E UM PLAYGROUND. TODAS AS PROPOSTAS FORAM ENTREGUES EM MAIO DE 1951 E, EM 6 DE JUNHO, O JÚRI HAVIA ESCOLHIDO POR UNANIMIDADE A PROPOSTA EM FORMA DE FERRADURA DE AALTO. 

A PROPOSTA DE AALTO, INTITULADA "URBS", IMPLANTOU OS EDIFÍCIOS DO CAMPUS EM UMA GRANDE FORMA DE U, CUJO CENTRO CONTÉM O CAMPO DE ESPORTES E VÁRIOS CAMINHOS ARBORIZADOS DE CIRCULAÇÃO. ESTE SANTUÁRIO INTERNO DA UNIVERSIDADE FOI FECHADO PARA O TRÁFEGO DE VEÍCULOS, RESERVANDO O ESPAÇO PARA OS PEDESTRES. CADA NOVO EDIFÍCIO ERA EQUIPADO COM DUAS ENTRADAS, SERVINDO COMO LIGAÇÃO DA CIDADE COM O PÁTIO MAIS DISCRETO. 


EMBORA AALTO TENHA ESCOLHIDO ABRIGAR O CAMPUS INTERNO, ELE TEVE O CUIDADO DE GARANTIR QUE A UNIVERSIDADE AINDA INTERAGISSE COM JYVÄSKYLÄ DE FORMA SIGNIFICATIVA. A UNIVERSIDADE É ACESSADA ATRAVÉS DE UMA VIA DIAGONAL QUE LEVA À VIA COMERCIAL PRIMÁRIA DA CIDADE, CONECTANDO-SE DIRETAMENTE À ENTRADA PRINCIPAL DA ESCOLA. A INCLUSÃO DE UMA SALA DE CONCERTOS TAMBÉM PERMITIU A PROVISÃO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO, INTEGRANDO A UNIVERSIDADE NO TECIDO URBANO, NÃO SÓ COMO INSTITUIÇÃO ACADÊMICA, MAS COMO CENTRO PÚBLICO E INTELECTUAL.






CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: VILLA MAIREA / ALVAR AALTO 


UM COLLAGE DE MATERIAIS ENTRE OS TRONCOS DAS BÉTULAS NA PAISAGEM FINLANDESA: UMA RESIDÊNCIA DE HÓSPEDES E RETIRO RURAL. EXPERIMENTAÇÃO DE IDEIAS E FORMAS, UM PROJETO ESTRANHAMENTE COESO. 




A PARTIR DE UM PEQUENO MONTE DE TERRA COMPACTADA SURGE UMA CERCA GROSSEIRAMENTE CONSTITUÍDA DE LONGAS VARAS DE MADEIRA. UMA REGULARIDADE SURGE NO DECORRER DE SEU CRESCIMENTO E AS VARAS SE TORNAM MAIS DIRECIONAIS E LINEARES, ATÉ QUE SE FUNDEM ÀS PAREDES DE MADEIRA DA SAUNA COM TETO VERDE, QUE SEGUE ADIANTE PARA FORMAR A COBERTURA DE UM ESPAÇO EXTERNO E UM CAMINHO. 





"A LINHA CURVA, VIVA, IMPREVISÍVEL, QUE PERCORRE DIMENSÕES DESCONHECIDAS PARA OS MATEMÁTICOS, É A ENCARNAÇÃO DE TUDO O QUE FORMA UM CONTRASTE COM O MUNDO MODERNO ENTRE A MECANICIDADE BRUTAL E A BELEZA RELIGIOSA DA VIDA." —ALVAR AALTO 

CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: CASA EXPERIMENTAL MUURATSALO / ALVAR AALTO 







POUCO DEPOIS DA MORTE DE SUA ESPOSA EM 1949, ALVAR AALTO COMEÇOU O PROJETO DE UM LUGAR PARA SUAS ESCAPADAS DO VERÃO, NO LITORAL OCIDENTAL DA ILHA MUURATSALO, FINLÂNDIA. ATRAVÉS DO PROCESSO DE DESENHO DA CASA, ESTE PROJETO SE CONVERTEU NUM ESTÚDIO EXPERIMENTAL DA MATERIALIDADE, DA CONSTRUÇÃO DA ARQUITETURA E DA FILOSOFIA. UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA CASA SÃO SUAS PAREDES DO PÁTIO CENTRAL, QUE REFLETEM A NATUREZA DO EXPERIMENTAL, JÁ QUE FOI CONSTRUÍDA COM MAIS DE CINQUENTA TIPOS DIFERENTES DE TIJOLOS, DISPOSTOS EM DIVERSOS PADRÕES. 



A COMPREENSÃO BÁSICA DA RESIDÊNCIA É SEU ESQUEMA DE PÁTIO, CONCENTRADO NO INTERIOR, MAS SEMPRE GARANTINDO AS VISTAS DIRECIONADAS AO LAGO PÄIJÄNNE. ATRAVÉS DAS PAREDES E DA EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIALIDADES, ESTE RENOMADO ARQUITETO PERMITIU TESTAR A ESTÉTICA DOS DIFERENTES ARRANJOS, E AO MESMO TEMPO, VIGIAR COMO REAGIRIAM A ESTE CLIMA ÁSPERO. 

CLÁSSICOS DA ARQUITETURA: JYVÄSKYLÄ UNIVERSITY / ALVAR AALTO 


DEPOIS DA COMPETIÇÃO PARA O PLANO GERAL, NO FINAL DE MAIO DE 1951, PARA O INSTITUTO DE JYVÄSKYLÄ DE PEDAGOGIA, FORAM INICIADOS OS TRABALHOS SOBRE OS PLANOS DE CADA UM DOS EDIFÍCIOS INDIVIDUAIS QUE SERIAM ADICIONADOS AO COMPLEXO EXISTENTE. O DESENHO EM U FORMADO PELA IMPLANTAÇÃO DOS EDIFÍCIOS ORGANIZA UM ESPAÇO CENTRAL ABERTO, QUE RECEBE UM CAMPO DE ESPORTES QUE SERVE AO CONJUNTO. 



A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIOU-SE NUM CUME DE PINHEIROS PRÓXIMO AO CENTRO DA CIDADE. O COMPLEXO FOI IMPLANTADO NO PONTO MAIS ALTO DO TERRENO, PROCURANDO SE ADEQUAR À PAISAGEM NATURAL. 

AD CLASSICS: HOUSE OF CULTURE / ALVAR AALTO 




ORIGINALMENTE CONSTRUÍDA COMO SEDE DO PARTIDO COMUNISTA FINLANDÊS , A CASA DA CULTURA ( KULTUURITALO EM FINLANDÊS) DESDE ENTÃO SE ESTABELECEU COMO UMA DAS SALAS DE CONCERTO MAIS POPULARES DE HELSINQUE . COMPOSTA POR UM BLOCO DE ESCRITÓRIOS DE COBRE RETILÍNEO , UM AUDITÓRIO DE TIJOLO CURVO E UM LONGO DOSSEL QUE OS UNE, A CASA DA CULTURA REPRESENTA O AUGE DA OBRA DE ALVAR AALTO COM ARQUITETURA DE TIJOLO VERMELHO NA DÉCADA DE 1950. 

O ESCRITÓRIO DE AALTO ESTAVA OCUPADO COM UMA CARGA DE TRABALHO SUBSTANCIAL QUANDO O TRABALHO DE DESIGN COMEÇOU NA CASA DA CULTURA EM 1955. VÁRIOS OUTROS DESIGNS AINDA ESTAVAM NA PRANCHETA, VARIANDO DE UM ESTÚDIO EM HELSINQUE A UMA GRANDE SALA DE CONCERTOS EM OULU. ENQUANTO ISSO, A CONSTRUÇÃO ESTAVA EM ANDAMENTO EM VÁRIOS OUTROS PROJETOS PROJETADOS PELO ESCRITÓRIO - INCLUINDO A PRIMEIRA FASE DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM JYVÄSKYLÄ. NO ENTANTO, FOI A CASA DA CULTURA QUE EMERGIU COMO TALVEZ O PROJETO MAIS MEMORÁVEL A SAIR DA PRÁTICA DE AALTO NAQUELE ANO. 

 

O AUDITÓRIO É ORGANIZADO COMO UMA CONCHA LARGA E ASSIMÉTRICA QUE É MUITO MAIS LARGA DO QUE PROFUNDA. FEITO DE CONCRETO, MADEIRA E AZULEJOS, O HALL DÁ GRANDE IMPORTÂNCIA AO CONTROLE DA ACÚSTICA: OS MATERIAIS SÃO MONTADOS EM PAINÉIS ESPECIALIZADOS QUE REFLETEM OU ABSORVEM O SOM, DE ACORDO COM A NECESSIDADE PARTICULAR DE CADA PARTE DA SALA. CERTOS PAINÉIS PODEM ATÉ MESMO SER REMOVIDOS OU TROCADOS COM BASE NO NÚMERO DE PARTICIPANTES E NO TIPO DE EVENTO QUE ESTÁ OCORRENDO, ENQUANTO AINDA MANTÉM O LAYOUT GERAL E A ESTÉTICA QUE AALTO IMAGINOU. 

OS ASSENTOS NO AUDITÓRIO SÃO DIVIDIDOS EM VÁRIAS SUBSEÇÕES, CADA UMA COM SUA PEGADA E QUALIDADE VISUAL EXCLUSIVAS. O ESPAÇO DA ORQUESTRA ANTES DO PALCO É AMPLO E PLANO, PERMITINDO UMA CONFIGURAÇÃO VARIÁVEL COMO OCORRE COM OS PAINÉIS ACÚSTICOS AO LONGO DAS PAREDES. OS CORREDORES DIVIDEM CADA UMA DAS SUBZONAS, ASSIM COMO UM PAR DE COLUNAS DE CONCRETO COM ALETAS ELEGANTES NA EXTREMIDADE POSTERIOR DA SALA. ESTA SUBDIVISÃO CRIA A SENSAÇÃO DE QUE CADA ZONA DE SENTAR É SEU PRÓPRIO ESPAÇO, APESAR DE SER UNIFICADA EM SEU FOCO NO PALCO. 


AD CLASSICS: RIOLA PARISH CHURCH / ALVAR AALTO 




PROJETADA PELO ARQUITETO FINLANDÊS ALVAR AALTO, A IGREJA PARRISH DE RIOLA É UMA IMPRESSIONANTE FORMA DE CONCRETO QUE IMITA E MODULA COM OS CONTORNOS DE SUA PAISAGEM ITALIANA. O MAGNÍFICO BATISTÉRIO, CONCLUÍDO EM 1978, ESTÁ LOCALIZADO A OITO QUILÔMETROS AO SUL DE BOLONHA, NA PEQUENA CIDADE DE RIOLA. A EVOCATIVA ARQUITETURA MODERNISTA DE AALTO CAPTURA O ESPÍRITO DESSE CENÁRIO DE MONTANHA; É UMA ESTRUTURA ESPIRITUAL QUE, POR DENTRO E POR FORA, EXPRESSA DESPRETENSIOSAMENTE A SANTIDADE DA FÉ E DO LUGAR. 

O JOGO DA CAPELA INTERIOR COM A LUZ É ESPECIALMENTE DIVINO; A LUZ DO NORTE É DIFUNDIDA ATRAVÉS DE COSTELAS VERTICAIS ASSIMÉTRICAS, QUE CRIAM UMA GRADE MAJESTOSA DE LUZ SUAVE QUE SE PROJETA SOBRE O ADORADOR. A PRESENÇA DE LUZ TRANSCENDE BRILHANTEMENTE O OCUPANTE EM UM ESTADO SAGRADO. 

O DISTINTO PERFIL EXTERIOR DA IGREJA INSPIRA-SE NAS TRÊS MONTANHAS QUE CIRCUNDAM RIOLA: MONTOVOLO, MONTE VIGESE E MONTE VIGO. SUA FORMA ESTÁ EM HARMONIA COM A NATUREZA, E ISSO ESTÁ PRESENTE NAS FORMAS GEOMÉTRICAS INTENCIONALMENTE PURAS DE AALTO QUE CONVERGEM EM UM PONTO CENTRAL PARA REPRESENTAR O CENTRO QUE A PRÓPRIA IGREJA REPRESENTA.